Série Figurinistas: Marília Carneiro


Olá Modeletes,
Prometi e cá estou com a série figurinistas…Ando apaixonado por esta profissão e quero mostrar para vocês os mais legais produtores de figurino da televisão e dos filmes.

Vou começar pela diva dos armários da TV Globo, Marília Carneiro.

Marília nasceu no Rio de Janeiro e trabalha com figurino há 38 anos. Estudou História da Arte e Filosofia nos anos de graduação. Na década de 60 trabalhava para um boutique onde foi descoberta pela atriz Dina Sfat, depois do achado, não parou.

O seu jeito engraçado, dinâmico e totalmente inovador cativa convites de diversos autores hoje conceituados para assinar o figurino de suas produções televisivas. Marília trabalhou para novelas de sucesso como: ” Caras e Bocas”, Tititi (1° versão e 2°), “Gabriela”, “O Dono do Mundo”, “O Clone” e vestiu a inesquecível Julia Matos (Sônia Braga) na novela Dancin Day’s e trabalhou também para seriados como “Malu Mulher” e “Anos Rebeldes”

No livro “Entre Tramas, Rendas e Fuxicos” que a Rede Globo reuniu os maiores figurinistas das novelas e séries da emissora, Marília mostra o quão é inteligente. Há uma frase que hoje não sei de cabeça mas diz que um vestido básico com acessórios certos pode virar roupa de festa e ao mesmo tempo de velório. Eu adorei.

Entre os personagens de Marília que ditaram moda fora da TV, além de Julia Matos, são: Dafne – Caras & Bocas (Flávia Alessandra) moderna, usa looks negros com detalhes high-tech, Darlene – Celebridade (Deborah Secco) usando meias coloridas, saias plissadas e sandálias com salto de madeira, Jade – O Clone (Giovanna Antonelli) cheia de lenços coloridos e maquiagem forte delineando os olhos, Jaqueline – Tititi (Claudia Raia) com looks fashionistas, pulseiras em todo o braço e salto alto e por último, Malu – Malu Mulher (Regina Duarte) representando a mulher guerreira, usava blusas de malha e saias de cintura alta, juntando a transição dos anos 70 para os 80.

O que eu acho mais legal da carreira de Marília, é que até hoje, usa alguns métodos que hoje as pessoas não dão muito valor. Há 30 anos atrás muitos figurinistas faziam colagens de imagens de moda, desfiles, buscando uma inspiração. Hoje com o Powerpoint, Photoshop, e Corel, muitos esboçam croquis e já fazem uma roupa para o personagem, sem fazer essa peneira que Marília usa e eu acho sensacional.

Para conhecer mais sobre Marília, não deixe de ler o livro ” No Camarim das Oito” onde a figurinista conta tudo sobre esta profissãom incrível.

Anúncios

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s